
Parque da Cidade
1º lugar no concurso - Secretaria da Cultura - Belém - PA
A perspectiva de transformar um terreno urbano que ao longo dos últimos 80 anos abrigou um dos programas arquitetônicos mais paradigmáticos do último século - o aeroporto - e que agora apresenta-se vago, traz consigo algumas reflexões a serem levadas em conta.
Localização: São Paulo
Cliente: Secretaria da Cultura de Belém - PA
Tipologia: Institucional
Ano de Projeto: 2020
Equipe: Marcos Bresser, Thiago Maurelio, Carlos Eduardo Miller, Eduardo Miller, Guilherme Faganello, Vitor Martins












Tendo como foco a construção de um parque urbano que seja em sua essência voltado para o desenvolvimento humano, que ampare as diferentes fases da vida de seus usuários, abrigue e conviva com as diferenças e ainda seja capaz de conjugar passado, presente e futuro, sugerimos a criação de 7 zonas de interesse, distribuídas por sua vez em torno de 3 clareiras que articulam os 3 eixos estruturantes do programa arquitetônico à diferentes planos da formação humana, formação individual, formação familiar e formação social. É a partir destas ideias que buscamos estruturar e definir, sempre de forma inclusiva e convidativa à toda a comunidade, as características espaciais
do Parque. Visando mitigar os custos de implantação, o zoneamento do Parque foi pensado a partir da identificação das oportunidades oferecidas pelo terreno, utilizando assim as estruturas físicas e ambientais preexistentes no aeroporto.
