
Parque Morro da Manteiga
Concurso Público Nacional - Parque Morro da Manteiga
CAMAÇARI - BA
A proposta para o Parque Urbano Ambiental do Morro da Manteiga se apresenta a partir da singularidade de relacionar a arquitetura com seu contexto paisagístico e geográfico. A inserção do Parque busca orientar novas possibilidades de ocupação e apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos de Camaçari, trazendo para a cidade a possibilidade de resolver, por um lado, um de seus mais graves problemas de ordem ambiental e, por outro, proporcionar à sua população, com quase 40 anos de atraso, uma nova área central de lazer, recreação e convívio qualificada e proporcional à sua dimensão urbana.
Localização: Camaçari - BA
Cliente: Prefeitura de Camaçari
Tipologia: Institucional
Ano de Projeto: 2019
Equipe: Marcos Bresser, Thiago Maurelio, Carlos Eduardo Miller, Eduardo Miller, Guilherme Faganello, Vitor Martins




A interface que interessa é a relação homem-natureza. Buscou-se, nesse sentido, fundir limites, de modo a acolher o público em generosos e variados espaços de atividade e convívio. A altura do Morro da Manteiga, nesse sentido, reforça ainda mais a proximidade e intimidade com a própria cidade. Observatórios, caminhos e ambientes foram desenhados com a premissa da fusão cidade-paisagem. A proposta se estabelece, portanto, como extensão da própria cidade, se acomodando na topografia e potencializando a apreensão do visual panorâmico montanhoso e urbano em toda sua extensão, e também sendo visível como marco referencial a partir de inúmeros pontos de Camaçari.
Priorizando sempre a continuidade inseparável de cidade-morro, o Parque se define como um intermediário entre os programas nele abrigados e o sistema de espaços livres que o compõem, sendo de vital importância o cuidado com seu desenho e implantação.
O Parque atua como “engrenagem” de um sistema urbano que passa a contar com um elemento que busca tornar mais fluidos os movimentos dos cidadãos na cidade. Tais movimentos, intrínsecos ao homem, ocorrem através de tempos e espaços, naturais e artificiais, que constroem um novo lugar para todos.